Foto: Beto Albert (Arquivo Diário)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) prepara uma celebração esportiva e solidária para marcar seus 65 anos de fundação.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
No dia 14 de dezembro, a instituição convida a comunidade para um desafio simbólico na pista de atletismo do campus sede: completar até 65 voltas, número que representa cada ano de existência da universidade. Cada volta tem 400 metros, o que totalizaria aproximadamente 26km.
Mas o espírito da atividade está longe de ser competitivo. Os organizadores reforçam que não haverá premiação e que cada participante deve correr ou caminhar somente a distância que desejar. A proposta é que todos celebrem o aniversário da UFSM de forma leve, participativa e inclusiva. A atividade ocorre das 7h às 10h, com inscrições gratuitas por formulário on-line.
Esta será a segunda edição da corrida comemorativa, organizada pelo Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems). Em 2024, cerca de 300 pessoas participaram do desafio de 64 voltas, algumas completando o percurso individualmente e outras dividindo o trajeto em duplas ou grupos.
A ação é promovida pela Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com o Centro de Educação Física e Desportos e o Projeto Zelo, responsável pelo cuidado aos animais abandonados no campus. Por isso, a organização solicita a doação de ração para cães e gatos. Também serão aceitos alimentos não perecíveis e tênis em boas condições, que serão destinados a famílias carentes.